domingo, 5 de abril de 2015

Caminho do Poeta

A Baixada tem sido cenário de um efervescente ambiente de diversos coletivos que mostram caras, vozes, estética, ideias e o simbolismo de uma população que tem muito o que expressar. 

Filmes, danças, peças de teatro, grafismo, exposições de artes plásticas, músicas e poesias germinam e proliferam por toda a Baixada. Uma espécie de guerrilha cultural que quer tomar de assalto os espaços públicos e que fundam novos bunkers de resistência e irradiação de cultura.

Diferente de um passado próximo, as periferias brasileiras vivenciam uma revolução cultural que oxigena o caquético e enfadonho modelo cultural televisivo que esconde negros em cozinhas, nordestinos em portarias e os pobres em personagens satíricos.

 um tsunami nascendo nas Baixadas do Brasil e que tem mexido com as estruturas culturais do país. A colisão está desnudando o status quo dos padrões da classe média globalizada.

Não há mais desculpas. Armados de celulares, câmeras digitais, notebook, caixas de som, microfones, fotografias e canetas esferográficas, toda sorte de artista, produtor, músico, poeta, ativistas culturais vão rompendo o muro das lamentações e do preconceito que impediam de se expressarem de forma mais retumbante.

O burocrata estrangeiro da cultura, o político local subserviente aos modismos da zona sul, o empresário alienado e mesquinha já não podem mais deter as vozes da Baixada.

E neste clima que o caminho dos poetas se apresenta como uma estrada, um circuito, de gente criativa e inquieta que deseja largar suas vozes e traduzir ideias em gestos, interjeições, olhares e sentimentos de uma cidade, da sua gente e de seus sonhos.


Com ajuda de grandes parceiros da vida e da arte, apresentamos "O CAMINHO DO POETA", um circuito de Saraus da cidade de Duque de Caxias.

O roteiro:

>>19 de abril<<
Terração
Informações: Jessé Cabral, Leticia Lisboa
https://www.facebook.com/events/805569666179785/



>>26 de abril<<
Sarau Corujando
Informações: Douglas Lima, Thiago Otaviano



>>01 de maio<<
Homenagem ao Menestrel João de Deus
Varandão Cultural



>>10 de maio<<
PoetizeLira
Ponto de Cultura Lira de Ouro



Realização: Coruja Véia, Ponto de Cultura Lira de Ouro, Terração e Virtù Produções.

Maiores Informações:
www.virtuproducoes.blogspot.com
97686-5940 Clara de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário