terça-feira, 21 de abril de 2015

TerrAção- Caminho do Poeta

O Caminho do Poeta

Os primeiros passos para este caminhar de luz e alegria foram dados neste fim de semana com o lindo encontro promovido pela Cia. Palhaços com Sol sem Dó no TerrAção. 
Havia crianças, jovens, poetas, músicos, gente de todas as artes celebrando a vida e o encontro cultural. 
O ritual xamânico que deu início as atividades lembrou de nossas origens indígenas e as danças e cantos como forma de conectar-se a mãe terra. Em uma belíssima roda todos os presentes dançaram aos sons de um canto indígena, já que a semana marcava, também, as comemorações e atos de consciência sobre a dignidade indígena e o respeito as suas culturas e tradições.    
Com diversas apresentações teatrais, poéticas e musicais, a noite teve seu êxtase com a interpretação de Edilson Salles da música Coração João, de Heraldo Hb.  
Na próxima semana os poetas da Baixada Fluminense farão uma parada no Sarau Corujando na Vinte e Cinco de Agosto no Bar Coruja Veia. 
Vamos aproveitar este momento especial de nossas cidades e do efervescente momento e que tantos ativistas culturais estão agindo para transformar a Baixada Fluminense em um bunker de lutas pela cultura. Até a próxima parada do Caminho do Poeta.

Eduardo Prates

Fonte: Observatório do Prates


by cia de Palhaços com Sol sem Dó
 
by Leticia Lisboa


By Leticia Lisboa


 

segunda-feira, 13 de abril de 2015

O caminho do Poeta

Acontece neste final de semana o Primeiro Evento do Circuito de Saraus de Duque de Caxias.
 
Intitulado como o Caminho do Poeta, a Virtù apresenta uma programação diversificada de saraus espalhados pela cidade. O percurso percorre do centro de Duque de Caxias a Parada Morabi, em Imbariê. O projeto é fruto e realização de uma rede de artistas e ativistas culturais engajados na produção criativa de linguagens e espaços onde a poesia, a música e o teatro se encontram transformando o cenário da Baixada em um território das artes.
 
A produtora cultural Clara de Deus, afirma que o projeto transpõe as barreiras do isolamento criativo e entra por terraços, varandas, quintais, praças e espaços criados por pessoas que tem muito a expressar. A energia deste projeto está no fato das “paradas” já existirem de forma regular e que a crescente troca de ideias entre os organizadores de cada sarau provocou a articulação de uma nova rede que mapeou os passos dos poetas da cidade, resultando nesta estrada de amor as artes que é o “O Caminho do Poeta.”


Passo a passo do poeta:

O primeiro encontro acontece no “TerrAção”, no dia 19/04 a partir das 16hs.
Depois o circuito segue no dia 26/04, às 17hs, com o Sarau Corujando; dia 01/05, às 18hs no Varandão Cultural, com homenagem ao Poeta João de Deus; 02/05, as 14hs na Jameleira Literária; 10/05, às 16hs, PoetizeLira e 13/06 na Festa Literária de Duque de Caxias.



Saraus e Endereços:
TerrAção>> Rua Manoel Lucas, número 109, AP 301.(Rua do antigo Hospital Duque de Caxias).

Sarau Corujando>>  Bar Coruja Véia, Rua Prof. José de Souza Herdy,1014.

Varandão Cultural>> Rua Tarce de Menezes Freitas, (antiga rua Piauí), 506 Fundos, Jardim 25 de Agosto (Próximo a Praça da Pedreira).
 
Jameleira Literária>> Parada Morabi, Duque de Caxias
 
 
 
 
E como dizia o poeta:
 
“Lugar de poesia é na calçada e não numa estante cheia de poeira”.
 
 
Realização :Cia Palhaços com Sol sem Dó, Coruja Véia, Jameleira Literária, Ponto de Cultura Lira de Ouro e Virtù Produções.

Maiores Informações:
www.virtuproducoes.blogspot.com
97686-5940 Clara de Deus

domingo, 5 de abril de 2015

Caminho do Poeta

A Baixada tem sido cenário de um efervescente ambiente de diversos coletivos que mostram caras, vozes, estética, ideias e o simbolismo de uma população que tem muito o que expressar. 

Filmes, danças, peças de teatro, grafismo, exposições de artes plásticas, músicas e poesias germinam e proliferam por toda a Baixada. Uma espécie de guerrilha cultural que quer tomar de assalto os espaços públicos e que fundam novos bunkers de resistência e irradiação de cultura.

Diferente de um passado próximo, as periferias brasileiras vivenciam uma revolução cultural que oxigena o caquético e enfadonho modelo cultural televisivo que esconde negros em cozinhas, nordestinos em portarias e os pobres em personagens satíricos.

 um tsunami nascendo nas Baixadas do Brasil e que tem mexido com as estruturas culturais do país. A colisão está desnudando o status quo dos padrões da classe média globalizada.

Não há mais desculpas. Armados de celulares, câmeras digitais, notebook, caixas de som, microfones, fotografias e canetas esferográficas, toda sorte de artista, produtor, músico, poeta, ativistas culturais vão rompendo o muro das lamentações e do preconceito que impediam de se expressarem de forma mais retumbante.

O burocrata estrangeiro da cultura, o político local subserviente aos modismos da zona sul, o empresário alienado e mesquinha já não podem mais deter as vozes da Baixada.

E neste clima que o caminho dos poetas se apresenta como uma estrada, um circuito, de gente criativa e inquieta que deseja largar suas vozes e traduzir ideias em gestos, interjeições, olhares e sentimentos de uma cidade, da sua gente e de seus sonhos.


Com ajuda de grandes parceiros da vida e da arte, apresentamos "O CAMINHO DO POETA", um circuito de Saraus da cidade de Duque de Caxias.

O roteiro:

>>19 de abril<<
Terração
Informações: Jessé Cabral, Leticia Lisboa
https://www.facebook.com/events/805569666179785/



>>26 de abril<<
Sarau Corujando
Informações: Douglas Lima, Thiago Otaviano



>>01 de maio<<
Homenagem ao Menestrel João de Deus
Varandão Cultural



>>10 de maio<<
PoetizeLira
Ponto de Cultura Lira de Ouro



Realização: Coruja Véia, Ponto de Cultura Lira de Ouro, Terração e Virtù Produções.

Maiores Informações:
www.virtuproducoes.blogspot.com
97686-5940 Clara de Deus